domingo, 28 de junho de 2015

Eslovénia - Áustria - Suiça

Esta viagem começou a ser pensada por volta de Dezembro. A ideia era encontrar um destino onde pudesse ir numa aventura só comigo como companhia. Depois de alguns dias/semanas na duvida entre Amesterdão e outras cidades Europeias decidi que queria visitar Bled, na Eslovénia. Estava encontrado o destino ‘principal’, depois foi só fazer umas pesquisas na internet e ver o que havia para visitar à volta. Então os países eleitos foram: Eslovénia, Áustria e Suiça.


Imagem 
Bled


Chegou a hora! O vôo partira às 7h40 de dia 21 de Maio de London Luton com destino a Ljubljana, capital da Eslovénia.
Iria voar, não sozinha porque o avião ia cheio, mas seria pelo menos sem ninguém que conhecesse à partida.
Sem dormida se fez uma viagem que durou menos de 2h. Para não variar voar não é mesmo para mim. Um dia destes ainda faço uma filmagem com as minhas caretas enquanto levanto voo e aterro. Mas no fim correu tudo bem, umas nuvenzinhas ao aterrar (que pareciam não ter fim) mas lá chegámos.
Aterrei por volta das 10h (hora da Eslovénia) e dirigi-me à rapariga do posto de turismo do aeroporto para perguntar como poderia apanhar um autocarro para o centro de Ljubljana. Ela indicou-me táxis e os autocarros, que partiam ambos do lado de fora do aeroporto. O autocarro partiria dentro de 4minutos, então levantei alguns euros e lá fui. O bilhete compra-se no autocarro e custa cerca de 4€. O percurso até ao centro de Ljubljana demora mais ou menos 1h e para boas vindas o Macdonalds espera por nós. Não sou grande fã de fast food mas como já tinha fomeca lá comi um hambúrguer antes de seguir rumo ao Tresor Hostel onde iria ficar uma noite.

Imagem
Tresor Hostel

Lá deixei a minha mochilinha que pesava tanto ou mais que eu (passo o exagero) e fui passear por Ljubljana sem conhecer o quarto que seria meu (e de mais 9 pessoas) por uma noite.
Uma noite no Tresor, na altura em que fui, final de Maio e com pequeno almoço incluído tem o preço de 19€ em quarto múltiplo.

Nada melhor, nos dias de hoje do que chegar a outro país onde não se conhece ninguém e ficar sem dinheiro ou sem conseguir conectar com a rede do país em questão. E foi isso mesmo que me aconteceu. Dois telemóveis, mas nenhum deles com a possibilidade de fazer uma chamadinha a dizer que tinha chegado viva. Então fui até ao posto de turismo onde com 1€ pude usar o computador e tratar do ‘problema’ dos telemóveis e lá avisei a famelga que estava tudo bem. Pedi alguma informação ao rapaz do posto de turismo que já me queria oferecer uma visita guiada pela cidade! :D
Mas como o objetivo desta viagem seria mesmo uma ida à descoberta apenas com a minha companhia, agradeci mas segui viagem. Talvez para a próxima…

Deixo aqui algumas fotos do que fui vendo pelo centro de Liubliana.

Imagem
Estátua de Prešeren – Prešeren Statue

Imagem
Praça Prešeren– Prešeren Square Ljubljana

Imagem

Imagem

Imagem

As Estátua na Ponte Butcher - Statues on the Butcher Bridge

Imagem
Frutinha Mercado Vodnik – Fruits on Vodnik Square Market

Depois de um passeio pelo centro de Ljubljana era tempo de subir até ao Castelo. O Castelo é uma das maiores atrações de Ljubljana.
Imagem
Lateral do Castelo- Castel Hall

Imagem
Réplica do Castelo

Esta viagem tinha sido pensada para uma ‘fugida’ da confusão e poluição da cidade de Londres, onde vivo, então nada me soube melhor que a subida que nos leva ao Castelo, pelo meio da Natureza onde se consegue respirar ar puro. A subida vale a pena e pode também ser feita de funicular. A entrada em algumas zonas do Castelo e paga para visitar 3 das secções.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Castelo oferece a vista que podem ver a seguir.
Imagem

Imagem

Visto o Castelo, desci novamente para o centro de Ljubljana para passear ao largo do rio. Estava um dia meio nublado mas Ljubljana mostrou-se bastante catita, simpática e fotogénica.

Imagem
Rua em Ljubljana – Ljubljana Street

Imagem
Rio Liublianica - Ljubljanica River

Imagem
Ponte do Dragão - Dragon Bridge

Entretanto estava na hora de parar para comer qualquer coisa pois já eram cerca de 16h. Fui passando pelas ruazinhas até encontrar o Allegria e foi lá que parei para comer um bifinho de peru com salada e batatas fritas acompanhado por um sumo de laranja natural. Yummi.
Imagem

De seguida fui até ao Hostel para colocar a mochila no quarto e conhecer aqueles que iriam ser os meus colegas de uma noite. O melhor desta aventura foi sem dúvida as pessoas com quem me cruzei, para além dos sítios lindos que visitei. Neste hostel conheci um rapaz francês e uma senhora alemã, a Sónia, que viajava pelo mundo há 24 anos sozinha. Fazia voluntariado em centros de budismo na Ásia e foi super interessante ouvir as experiências de vida que ela me foi contando.

Os quartos do Tresor são, tal como disse a Sónia, parecidos aos comboios da India. O quarto era composto por 5 beliches que eram separados uns dos outros por umas grades e cortinados (como podem ver na imagem abaixo). Tinha uma secretária com cadeiras e na parede umas mensagens escritas, assim como havia por toda a parte no Hostel todo, incluindo casas de banho.

Imagem

Ficámos os 3 de conversa e numa troca de experiências de vidas e histórias vividas num instante se fez hora de dormir.
No quarto tínhamos personagens de todo o género, incluindo um senhor que tinha por hábito discutir/falar (alto) ao telefone noite dentro.

Depois de dormir umas 5/6h despachei-me tomei pequeno-almoço, que estava incluído no minha opção de estadia e ao contrário do que tinha planeado fui até Postojna visitar a famosa cave de Postojna ou Postojnska Jama em esloveno. Esta ficava a 1h de Ljubljana e como o tempo continuava nublado, não me apressei em ir para Bled. A cave é uma das maiores atrações turísticas da Eslovénia e o sistema cavernoso mais longo do país.
Eu adorei! Nunca tinha visto nada assim. É a única cave do Mundo que oferece um passeio de comboio que tem duração de 10 minutos e nos leva até ao centro da cave para seguirmos caminho a pé com o guia. Esta visita é feita em grupo sempre na companhia de uma guia que, consoante a nossa língua, falará inglês, italiano, alemão, esloveno ou francês.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Esta ultima imagem foi tirada no local onde se consegue ouvir um eco de 5segundos e onde também é palco de muitos concertos, maioritariamente de opera.

Depois de visitada a cave fui novamente até Ljubljana, ao Tresor Hostel para ir buscar a mochila que tinha ficado por lá e segui para Bled.
O bilhete compra-se na estação dos autocarros e depois de esperar uns minutos pelo bus abalei para Bled que fica razoavelmente também a 1h de Ljubljana mas para o lado oposto de Postojna.
Cheguei a Bled às 20h e o plano seria dormir para no dia seguinte aproveitar por Bled o melhor possível.
Fiquei instalada no Castle Hostel 1004 e neste caso já o quarto era mais pequenino e iria partilhá-lo com mais 5 pessoas. Novamente digo que esta viagem valeu muito por todos aqueles com quem me cruzei e com quem partilhei momentos que jamais vou esquecer. Depois de uma escapadela para provar as cervejolas do local era hora de dormir.

Terceiro dia! Que maravilha de férias estava eu a ter. Tinha passado tão pouco tempo e a minha sensação era que já tinha visto, conhecido, passeado e vivido tanto de bom e diferente.
Sabia que era possível passear à volta do lago Bled em cerca de 1h e assim foi. É possível darmos a volta completa e não demora muito mais do que 1h, dependendo claro do tempo que queiramos parar e contemplar a beleza deste lago.
Apesar do dia estar chuviscoso foi um ótimo passeio, mas acredito que teria tido outro encanto fazê-lo com Sol. No entanto como os topos das montanhas ainda estavam cobertas de neve, a vista e o plano de fundo do lago não poderia ser mais bonito.

Imagem

Imagem

Bled tem também um Castelo e depois de uma pizza na pizzaria rustica que me tinham aconselhado e onde tinhamos 10% de desconto por estarmos no Castle Hostel, foi até lá que fui. Uma caminhada sempre sempre a subir para chegar ao Castelo.
Visitado os arredores do Castelo, pois não entrei, segui até Vintgar Gorge. Woow! Mas antes de vos apresentar digo-vos que se pensam em ir, de manhã é o ideal. À tarde não há transportes, pelo menos na altura em que lá estive. Entao lá segui eu, durante quase duas horas, sem ver viva alma. Já estava com vontade de desistir mas quando parei para ver se voltava para trás ou seguiria percebi que estava exatamente a meio do caminho então continuei.

Finalmente cheguei e valeu muito apena aqueles 4km caminhados! O Gorge é realmente qualquer coisa de espetacular. Um percurso de cerca de 1h no meio da natureza onde se aprecia lindas quedas de água.
Imagem

Imagem

A ideia inicial seria depois de visitado o Vintgar Gorge chamar um táxi porque aquela viagem de 2h a pé tinha-me ‘matado’ mas encontrei um casal de chineses com uma filha e fui seguindo-os. Tenho cá para mim que os chineses são um bocadinho desconfiados… O Sr. olhava-me assim com uma cara de assustado e assim que guardei o meu guarda-chuva e aquilo fez um barulho parecido a de uma arma ele olhou de repente para trás e eu só lhe sorri :) e olhei para o guarda-chuva para ele perceber que eu não ia matar ninguém e que era só um inofensivo guarda-chuva. :D
Para deixar o sr. mais calmo, tentei falar com eles e perguntei-lhes se também iam para Bled ao que me responderam que sim.
No fim acabamos todos por conversar uns bocadinhos, até porque nos perdemos todos juntos, o que nos obrigou a andar mais de 1h a mais para além das 2h do que seria normal. No final fomos ao supermercado em Bled, porque era aqui que todos nós estávamos hospedados, embora em hostel diferentes, e no fim perguntei: “Do you mind if we take a picture together?” Vi-os a olhar para mim com uma cara um pouco estranha o que já não seria normal pois já eramos todos ‘amigos’ e a rapariga, olhando para mim e para os pais diz “humm pay all together?!” ao que eu disse logo: “ No, no!! A PICTURE together!” Pronto estava explicada a cara. Eles contentes disseram logo que sim, que gostariam muito de tirar uma foto. Então assim foi, esperei na rua por eles (ou fiz uma espera na rua como iria na cabeça do Sr :P) e lá veio a Sra com o seu ar super simpático com uma banana para mim e disse “ nós comprámos 4, somos só três então esta é para ti.” :D Eheh O significado desta vida está no dar e receber, independentemente do que seja.
Tirámos a foto e lá nos despedimos e foi cada um para o seu hostel.

No dia seguinte foi acordar, tomar um pequeno-almoço ir a correr ver o nascer do sol que finalmente tinha dado o ar da sua graça passado 3 dias e apanhar o táxi até à estação para apanhar o comboio com destino a Hallstatt. Tenho a dizer que o taxista foi tão 'simpático' que me fez querer esganá-lo, não tivesse eu com medo de perder o comboio tinha saído daquele táxi no minuto em que entrei. Ora o Sr taxista tinha um táxi com portas automáticas, coisa que nem me apercebi, então puxei a porta assim que entrei, que é o que faria normalmente num táxi normal qualquer. Bem… aquilo devia ser novo ou o sr tem um grande amor pelo táxi dele. Ele virou-se para mim e com um gesto de quem diz ‘Então mas estás maluca?! perguntou-me mesmo :”are you..are you crazy??” e lá praguejou qualquer coisa na língua dele. Eu ainda lhe perguntei se queria que saísse do táxi pois essa já era a minha vontade e o sr ainda me responde “No. After 5min you give me 5€ and bye bye” grrrrr. Temos sempre de encontrar um estupido pelo caminho senão isto não teria tanta piada :P Enfim… :roll:
O comboio chegou e eu lá me pus a milhas.

Bye bye Bled! Bye bye Eslovénia! Até um dia, porque cada vez que visito um sítio fico com vontade de lá voltar.

Links com os locais onde dormi:
1ª noite: Ljubljana: Hostel Tresor
2ª e 3ª noites: Bled: Castel Hostel 1004

Em breve escrevo sobre Hallstatt que para mim foi a surpresa e também sobre os restantes locais.
O resto da viagem já disponível aqui. 




Sem comentários:

Enviar um comentário